APRESENTAÇÃO DO AUDIOLIVRO SOBRE PRODUÇÃO DE AUDIOLIVROS

No livro Audiobook-audiolivro: da produção à comercialização, faço um apanhado de tudo que acredito que um profissional precisa saber para atuar na área de audiolivros. Lançando mão de minha experiência de doze anos na área – com muitos erros e acertos –, tento passar uma noção bem ampla do que é necessário para produzir, narrar, revisar e até mesmo empreender neste mercado.

Falo sobre as principais características do produto que convencionamos chamar de “audiolivro”, dos formatos e das questões mais técnicas ligadas à definição de áudio.

Abordo também os melhores caminhos para escolha e preparação de obras antes da gravação. Entro no universo dos narradores, fazendo considerações sobre os tipos de narração, os cuidados com a voz, técnicas para usar melhor a voz e suas nuances, além de questões ligadas a entonação, ênfase, dicção, pronúncia, volume e caracterização de personagens. Falo também sobre remuneração e contratos para esses profissionais.

Depois, entro em detalhes sobre o estúdio, abordando questões como isolamento, elétrica e tratamento acústico. Nessa parte, apresento alguns conceitos da área da acústica que são indispensáveis para quem quer trabalhar com áudio. Se você pretende montar um estúdio profissional ou um home studio, vai encontrar aí boas dicas.

Preparado o espaço, faço um detalhamento sobre os equipamentos necessários: computador, placa de áudio, microfones, monitores e fones de ouvido, enfim, o mínimo que você precisa para começar a gravar. Também falo sobre preamplificadores, equipamentos para garantir melhor captação de voz e os principais softwares e plug-ins para se trabalhar.

Seguindo o fluxo da produção, na sequência abordo os procedimentos para editar, mixar, gravar emendas e finalizar o produto. Nessa parte, entro em detalhes sobre o trabalho de revisão: como se faz, quais são as principais técnicas e dificuldades, quanto o mercado paga.

Depois, foco nas possibilidades de se ganhar dinheiro como produtor ou empreendedor, as opções para atuar como prestador de serviços e as possibilidades de venda de CDs ou distribuição por meio de plataformas e aplicativos. Ressalto também a importância de se trabalhar com segurança jurídica, entrando em detalhes sobre os contratos que devem ser feitos com profissionais de criação e interpretação.

Na sequência, abordo a questão da imunidade de impostos historicamente dada aos livros em papel no Brasil, o imposto sobre a venda via download e streaming e a remuneração para autores, com detalhes sobre contratos de direitos autorais.

Por fim, conto tudo o que sei sobre o mercado brasileiro, desde o início até o ano de 2018. Nos primórdios, falo do Selo Festa, da coleção Disquinho. Depois conto um pouco sobre alguns pioneiros, como a Voolume e a Luz da Cidade, chegando à Universidade Falada e à Livro Falante. Em tempos mais recentes, falo da Ubook, da Tocalivros, da Nuvem de Livros e das plataformas internacionais.

Ao final do livro, faço uma explicação bem pessoal de porque entrei nessa.

E ainda apresento quatro apêndices com check lists, resumos e exercícios para a atuação dos quatro principais profissionais envolvidos nesse mercado: narrador, revisor, operador de áudio e produtor.

Este audiolivro já está disponível na plataforma da Ubook, link http://www.ubook.com/audiobook/591434/audiobook-audiolivro-da-producao-a-comercializacao

Em breve, estará em todas as plataformas de audiolivro e também no formato de e-book.

audio england great britain headphone

Foto por Breakingpic em Pexels.com



Categorias:Geral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: