Música

DA IDADE MÉDIA A PHILIP GLASS

Neste audiolivro,  o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo conta a História da Música Clássica a partir da Idade Média, com seu cantochão. Depois, explica o que era a prática da polifonia, fala dos trovadores, da Ars Nova e da escola franco-flamenga.

O autor aborda a obra dos principais compositores dos diferentes movimentos musicais – Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo –, e acompanha a trilha das encenações operísticas, desde as primeiras manifestações do gênero até os grandes criadores de ópera da época romântica.

Também explica com clareza o que fez cada um dos autores modernos: o controvertido Wagner e o revolucionário Debussy, além de Stravinsky, Villa-Lobos e Schöenberg, entre outros, numa história que segue pelos dias de hoje, chegando até a Philip Glass.

Irineu Franco Perpetuo escreve sobre música para a Folha de S. Paulo e a revista Concerto. Também atua como professor, dando cursos sobre diferentes aspectos e períodos da história da música na Casa do Saber.

Para ilustrar as informações, são utilizados sessenta trechos musicais, que dão ao ouvinte a verdadeira dimensão dessa arte que tanto mobiliza a humanidade.

%d blogueiros gostam disto: